• Taís Fagundes

7 Hábitos brasileiros que causam estranheza aos estrangeiros

Acompanhe as 7 curiosidades culturais.

1. Cartório

Comprovar que você é você é uma façanha complexa para compreensão dos estrangeiros. Os famosos reconhecimentos de firma, carimbos, autenticações e certidões burocratizam os processos que poderiam ser simples, na visão dos estrangeiros, e ainda são cobradas taxas para executar o serviço.

2. Atrasar para compromissos

Se o horário agendado é 20h, há chance de as pessoas aparecerem a partir das 20h30min. Shakespeare já dizia: "melhor três horas antes do que um minuto depois.". Muitas culturas seguem à risca esta frase, mantendo-se antecipados e não atrasados. A pontualidade é levada bastante a sério em outros países. Porém, os brasileiros têm fama se atrasarem nos compromissos. Não sendo considerados pontuais.

3. Cumprimentos e despedidas com beijos no rosto ou abraço

Ao chegar nos ambientes, aquele famoso beijo na bochecha ou abraço é considerado usual para cumprimentos na cultura brasileira, mas causa estranheza e até incômodo em alguns estrangeiros. Quando alguém do exterior não dá uma saudação com o contato físico acaba gerando um vazio e silêncio de instantes.

4. Não receber o troco exato

Se um sanduíche custa 5,99 no Brasil, o estrangeiro espera receber o 1 centavo de troco, que é seu por direito. Porém, isto não é comum. Os estabelecimentos acabam não dando o troco ou lhe oferecem uma balinha para compensar o 1 centavo. Em outros países, o troco é obrigatório.

5. Não dar gorjeta

Nos EUA é comum dar de 10-15% de gorjeta em restaurantes, táxis e outros serviços. Porém, no Brasil isto não é mandatório. Entende-se que a gorjeta está inclusa no serviço ou será questionada ao cliente no fim da conta caso deseje acrescentar uma taxa adicional.

6. Colocar o papel higiênico na lixeira

É comum na Europa e EUA o descarte de papel higiênico dentro do vaso sanitário. Já no Brasil, é utilizado uma lixeira no banheiro. O encanamento e tratamento de esgoto não está preparado para receber papeis. Isto causa estranheza aos olhos estrangeiros.

7. Abacate doce

Abacate/Avocado é um alimento comum em países da América Latina. Com ele, se faz o famoso guacamole. A diferença é que nos outros países se come abacate salgado. Já, no Brasil, se come doce. E isto é visto como um fenômeno estranho para gastronomia das pessoas estrangeiras. Como assim: abacate doce?



© 2020 by Taís Fagundes