• Taís Fagundes

7 temperos que darão cultura e sabor à sua mesa

Temperos & Culturas

A cultura chega também às nossas mesas por meio de seus sabores e cores. Quanto mais culturas conhecemos, mais comidas novas absorvemos e incluímos em nossas refeições. É maravilhoso experimentar gostos distintos e hoje compartilho 7 temperos que considero ótimos e benéficos.


CURRY

Curry é uma mistura de ervas secas, torradas e moídas. Nesse mix entra gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. Surgiu na Índia e, de lá, espalhou-se para todo o mundo com as grandes navegações. Atualmente é um símbolo das culinárias indiana, tailandesa e de países indo-portugueses.


CHIMICHURRI

Chimichurri é um tempero tradicional da Argentina e Uruguai e seus ingredientes básicos são: cebola desidratada, alho desidratado, salsa desidratada, pimenta calabresa desidratada, páprica desidratada, pimentão vermelho desidratado, orégano desidratado, cebolinha desidratada, realçador de sabor glutamato monossódico, mostarda desidratada e louro desidratado.


AÇAFRÃO DA TERRA

Há registros do uso da cúrcuma (também chamada de açafrão da terra) pelos indianos e indonésios de 4 mil anos atrás. Os mercadores árabes foram os responsáveis por espalhar o tempero pelo mundo. Esta erva é um dos ingredientes mais importantes do curry e base da culinária indiana e do Oriente Médio.


PÁPRICA

A páprica é um tempero feito a partir de variedades do pimentão seco e moído. Uma das especiarias mais populares da cozinha internacional, originária das Índias Ocidentais e da América do Sul, atualmente a páprica é majoritariamente fabricada na Hungria, Califórnia, Espanha e América do Sul. Há três tipos: 1) Páprica doce: sabor de pimenta adocicada, porém sem picância; 2) Páprica picante é realmente o mais picante e algumas vem com uma mistura de ingredientes como pimenta caiena; 3) Páprica defumada: tem um sabor defumado, pois durante a produção desse tipo de páprica, os pimentões são secos em fogo com lenha de carvalho para produzir esta característica antes de serem moídos.

COMINHO

O cominho é um tempero conhecido desde o Egito Antigo. Hoje, é cultivado principalmente na Índia, na África do Sul, no Oriente Médio e no México, embora seja utilizado no mundo inteiro. É utilizado a partir de forma seca e moída. É uma semente que serve como especiaria e dá sabor aos pratos proporcionando benefícios à saúde.


PIMENTA-DO-REINO

Trazida da Ásia equatorial pelos mercadores muçulmanos na época das Grandes Navegações, a pimenta-do-reino se espalhou pelo mundo. Hoje, o Brasil é um dos maiores produtores e exportadores do tempero. A planta é consumida seca, em grãos ou moída. Pode-se acrescentar na receita antes do cozimento e nas marinadas.


ORÉGANO

Originalmente vinda do Mediterrâneo, o orégano é um tempero muito utilizado no Brasil, conhecido principal em sua forma desidratada. Ele combina muito bem com receitas como pizza e macarrão. O orégano é fonte de várias vitaminas como A, C, K e vitaminas do complexo B. Ele é rico em zinco, ferro, magnésio, cálcio e potássio, minerais responsáveis pela saúde dos dentes e do coração. Ele ainda é fonte de ômega 3, essencial para o bom funcionamento do corpo e tem propriedades antioxidantes.



Fontes pesquisadas:

https://saude.abril.com.br/alimentacao/curry-um-combo-de-ervas-e-propriedades-nutricionais/

https://www.estacaodosgraos.com.br/blog/chimichurri-como-usar.html

https://saude.abril.com.br/alimentacao/acafrao-da-terra-curcuma-beneficios-e-como-usar-no-dia-a-dia/

https://www.mundoboaforma.com.br/10-beneficios-da-paprica-o-que-e-para-que-serve-e-como-usar/

https://saude.abril.com.br/alimentacao/cominho-beneficios-e-onde-usar/

https://saude.abril.com.br/alimentacao/os-beneficios-da-pimenta-do-reino/

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/culinaria/tudogostoso/confira-os-beneficios-do-oregano-para-a-saude,41c9d4c89d0030fa78bfc2cea0083e41q5odg66n.html

© 2020 by Taís Fagundes