• Taís Fagundes

Bebidas do Brasil: Cajuína, Gengibirra & Guaraná Jesus

Estrangeiros no Brasil costumam querer provar o famoso refrigerante de guaraná, as cachaças e os pratos típicos das regiões. No caso, no Rio Grande do Sul é o churrasco.


Felizmente, nosso país é afortunado e possui um leque repleto de diversidade cultural para ofertar.


Compartilho 3 bebidas que carregam uma identidade brasileira e história significativa. Ou seja, se não conhece, coloca na sua lista de "preciso provar ao menos uma vez na vida".


CAJUÍNA

A Cajuína é uma bebida típica do nordeste brasileiro, feita a partir do suco do caju. Produzida e consumida principalmente no Piauí e também no Maranhão e no Ceará. É considerada Patrimônio Cultural do Estado e símbolo cultural da cidade de Teresina.


GENGIBIRRA

A Gengibirra é uma bebida feita à base de gengibre. Não é alcoólica, porém passa por um processo de fermentação igual ao da cerveja. Produzida há mais de 80 anos pela família Cini, com origem italiana, este refrigerante foi tombado como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade de Palmeira, no Paraná.


GUARANÁ JESUS

O Guaraná Jesus é um refrigerante de cor rosa, com um toque de cravo e canela, de sabor adocicado que pertence a Coca-Cola Company. É fabricado e distribuído principalmente no estado do Maranhão, local em que suas vendas ultrapassam as das demais marcas de refrigerante.


© 2021 by Taís Fagundes