• Taís Fagundes

Frevo & Carimbó & Marabaixo: danças do Brasil

Contemple a encantadora e energizante cultura do nosso Brasil! ❤

FREVO

Surgiu no final do século XIX, no Carnaval, esta forma única de expressão musical, coreográfica e poética densamente enraizada em Recife e Olinda, no Estado de Pernambuco. Em 2012, o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife foi incluído na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.


MARABAIXO

É parte da identidade do nosso país, considerada uma manifestação folclórica amazônica, que inclui ritmo musical e dança de roda de origem africana. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

CARIMBÓ

Há mais de dois séculos, o Carimbó mantém sua tradição em quase todas as regiões do Pará, e tem se reinventado constantemente. Seus instrumentos, sua dança e sua música são resultados da fusão das influências culturais indígena, negra e ibérica; e a memória coletiva dos mestres e seus descendentes tem mantido vivo estes aspectos. Também é Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil desde 2014.


Adaptado de IPHAN.


© 2020 by Taís Fagundes