• Taís Fagundes

Livros para saber mais de Frida Kahlo

Frida Kahlo, se vestiu de amor e dor, palavras e pinturas, intensidade e cor. Em suas obras, a artista mexicana expôs seus sentimentos e suas verdades que deixam marcas até hoje. O museu Casa Azul, que era a casa onde ela nasceu, é considerado um dos mais visitados do mundo, por exemplo.

Confira 4 livros que farão você acessar detalhes da vida de Kahlo, acontecimentos cronológicos, seu amor estilo drama mexicano com Diego Rivera e suas pinturas com explicações, o que lhe oportunizarão um olhar diferenciado acerca do talento de Frida.


Frida Kahlo: uma biografia

María Hesse

A autora, a espanhola María Hesse, considerada uma das ilustradoras mais importantes da Espanha atualmente, conseguiu realizar uma obra como poucas: conta a trajetória da vida e da obra da artista em primeira pessoa, lançando mão também de trechos de diários, cartas e depoimentos de Frida.



El Diario de Frida Kahlo.

Un Íntimo Autorretrato

Publicado pela primeira vez na íntegra, o Diário Ilustrado de Frida Kahlo reflete os últimos dez anos de uma vida turbulenta. Este documento, às vezes apaixonado, outras surpreendente e íntimo, mantido a sete chaves por aproximadamente quarenta anos, revela novos traços da complexa personalidade desta notável artista mexicana.

O diário de 170 páginas, cobrindo o período de 1944 a 1954, reúne os pensamentos, poemas e sonhos de Frida, enquanto destaca o relacionamento tempestuoso que ela teve com Diego Rivera, que era seu marido e o pintor mais famoso de México. As setenta aquarelas - esboços expressivos, numerosos autorretratos altamente elegantes e algumas pinturas acabadas - fornecem diferentes visões do processo criativo da artista e, ao mesmo tempo, mostram com que frequência ela ia ao diário para desenvolver as ideias que mais tarde traduziria para as telas.


Frida: A biografia

Hayden Herrera

Todo mundo conhece Frida Kahlo, cuja imagem, de olhar complexo sob sobrancelhas espessas, cabelos negros e roupas coloridas, é quase tão difundida quanto a de Che Guevara. Todo mundo sabe que sofreu um gravíssimo acidente na juventude, que foi casada com o grande muralista Diego Rivera, e que foi amante de Leon Trotsky. Todo mundo sabe que tinha ideias radicais em política e hábitos modernos na vida, que pintava de modo radicalmente pessoal, e que teve uma existência tão tumultuada quanto o século XX em que viveu. O que poucos sabem é que tudo o que quase todo mundo sabe sobre Frida Kahlo está longe de resumir sua vida, ou de revelar a mulher por trás do ícone da arte latino-americana moderna. Finalmente traduzida para o português, Frida – a biografia foi um dos grandes impulsionadores do revival da artista nos Estados Unidos e em todo o mundo a partir de 1983. Como sintetizou a crítica, “Por meio de sua arte, Kahlo fez de si mesma uma artista e um ícone; por meio desta biografia, ganhou também dimensão humana”. Escrito por Hayden Herrera, reconhecida historiadora da arte, o livro traz, além da intimidade da história de Frida, detalhadas descrições e interpretações dos quadros de Kahlo, escritas com o rigor e a acuidade de uma especialista, mas também com a clareza, a fluidez e a sedução de uma amante dessa arte.


Kahlo

Andrea Kettenmann

Este livro apresenta um resumo cronológico detalhado da vida do artista, e da obra, cobrindo sua importância histórica e cultural. Cerca de 100 ilustrações a cores, com comentários explicativos além de uma biografia concisa.


© 2020 by Taís Fagundes