• Taís Fagundes

Moedas raras do Brasil: Identidade & Memória

Cédulas e moedas representam memórias de um povo, de uma época, e tendem a marcar momentos e pessoas que fizeram história.

Colecionar moedas é um hobby interessante e também pode ser lucrativo. Inclusive, existe um estudo, do ponto de vista histórico, artístico e econômico das cédulas e moedas, que se chama NUMISMÁTICA.


Existem moedas de 1 real, consideradas raras, que chegam a valer 130-150 reais, por exemplo. Imagina! Já parou para pensar que você pode ter na sua carteira agora uma dessas preciosas raridades?


Além de exposições em feiras, de profissionais especializados, como no Parque da Redenção ou Mercado Público de Porto Alegre, também há livre comércio pela internet. E a procura é significativa, pode acreditar! Basta entrar no mercado livre para mergulhar neste universo da moeda.


Destaco algumas moedas que considero como importantes, do ponto de vista histórico, e também valiosas, do ponto de vista de revenda.


MOEDAS COMEMORATIVAS


1 real alusivo aos 50 anos

da Declaração Universal

dos Direitos Humanos

A moeda de 1 Real criada em 1998 teve a menor tiragem já registrada.

Por este motivo é uma moeda de grande valor para os colecionadores, podendo ser vendida por até 200 reais dependendo do estado de conservação.


Moedas de 1 real das

Olimpíadas de 2016

16 modelos de moedas de circulação comum pelo Banco Central e pela Casa da Moeda, cada um delas contemplando uma modalidade esportiva presente nas Olimpíadas.


Moeda em comemoração ao

40º Aniversário do Banco Central

40 anos de existência do Banco Central. Esta moeda ainda pode ser encontrada em circulação. Mesmo assim já apresenta um grande valor no mercado.


Moeda em comemoração ao

50º Aniversário do Banco Central

Moeda comemorativa contendo o prédio do Banco Central em Brasília ladeado pela legenda 50 anos e pela logomarca da autarquia.


Centenário de Juscelino Kubitschek

No ano em que Juscelino Kubitschek comemoraria 100 anos de vida,

foi criada uma moeda em homenagem ao ex-presidente que ficou conhecido principalmente pela fundação da capital Brasília.


Estes são exemplos de um universo histórico de grande valor financeiro e cultural.

Saiba mais sobre a evolução da moeda brasileira neste artigo da Veja. Clique aqui.


© 2020 by Taís Fagundes