© 2020 by Taís Fagundes

  • Taís Fagundes

Pelourinho e Michael Jackson

"Michael, Michael eles não ligam pra gente..."

Já perguntei para alguns estrangeiros quais características eles conhecem do Brasil e a resposta prontamente é: futebol, samba, cachaça e Olodum.


O clip de Michael Jackson "They don’t care about us" gravado em 1996, no centro histórico de Salvador, ficou marcado como uma referência para o Brasil.

O PELOURINHO foi um dos locais escolhidos para gravar o clip junto ao ritmo único do Olodum. Este momento, por entre casas coloridas e ruas estreitas, ficou na memória da população local e no imaginário dos turistas.

A história do Pelô, como é popularmente chamado, traz em sua bagagem um fragmento triste do Brasil colônia, na qual havia a realização de castigos em escravos naquele local. Este bairro hoje respira cultura. Seu conjunto barroco brasileiro foi reconhecido como Patrimônio Histórico pela Organização das Nações Unidas. É um coração pulsante de atrações musicais, artesanatos, museus e igrejas, restaurantes e muito mais.





A casa azul é a famosa casa onde Michael gravou o clip. Ao comprar algum produto na loja (acima de R$ 5), dá para entrar no estabelecimento e tirar a foto clássica.


Comentários adicionais:

>> Fiquei hospedada no Pelourinho e super indico a Casa Hotel Amarelindo;

>> Utilizei uber nos deslocamentos e todos foram boas experiências;

>> Não me senti em perigo em nenhum momento dentro do Centro Histórico. Li muito antes de ir para lá e 90% dos comentários eram sobre a falta de segurança. O ponto é que em qualquer viagem, o estado alerta se faz necessário. Sem estar com jóias, dinheiro e celular à vista. Haviam policiais em todos os pontos que fui. Vale ficar alerta, assim como em qualquer capital brasileira. Não deixe de visitar por causa disso!


Valeu, pelô!