• Taís Fagundes

Quem foi Cristóvão Colombo?

É importante que saibamos que Cristóvão Colombo foi um navegador e explorador italiano,

que obteve financiamento dos reis da Espanha (Rei Fernando II de Aragão e Rainha Isabel I), para liderar a frota de barcos de nomes Niña, Pinta e Santa María e ir em busca de explorar novas terras.


Após meses navegando, com a tensão de talvez nunca mais encontrar terra à vista, sua expedição chegou onde provavelmente se localizam as Bahamas. Depois visitou o que atualmente corresponde aos territórios de Cuba, Haiti e República Dominicana. Em 12 de outubro de 1492 foi datado o encontro com o atual território das Américas.


Em 12 de outubro de 2020 é o feriado de Columbus Day. Anualmente esta celebração é na segunda segunda-feira de outubro, que marca a lembrança da chegada de Cristóvão Colombo às Américas.


CURIOSIDADES:

  • Este feriado é controverso devido a chegada da colonização europeia nas Américas ter levado ao fim da história dos povos indígenas locais;

  • Oficialmente, os americanos são convidados a celebrar o aniversário da descoberta de seu país. Há cultos de igreja, desfiles e outras atividades. Esta concentração acontece mais onde há comunidade ítalo-americanas;

  • Em Nova York, as celebrações são notáveis. Porém, nem todos os estados celebram o Dia de Colombo.

*foto de meu acervo pessoal: em Boston, Massachusetts.


© 2020 by Taís Fagundes