• Taís Fagundes

TEX-MEX: o que é?

"Depois de experimentar o tempero, você entende o porquê

dos mexicanos gritarem: ai, ai, ai..."

Pela estrada de ferro Tex Mex Railway, que conduzia Texas a México, houve a migração mexicana para os Estados Unidos. Neste contexto, surgiu o TEX-MEX: uma fusão cultural e culinária, que como o nome já pressupõe, é a mistura da comida dos dois lugares.


A comida TEX-MEX tem a mesma base da comida mexicana, que é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da humanidade (UNESCO). Ambas compartilham características em comum, porém não são as mesmas. A comida TEX-MEX tem como principais componentes tortillas, chili com carne, quesadilla, nachos e molhos.


Com tempero forte, a verdadeira comida mexicana tem como base o milho, o feijão e o chili. E alguns de seus pratos típicos são:


MOLE: um dos pratos mais representativos mexicanos. Preparado com vários tipos de malagueta e com chocolate. Este molho é tradicionalmente servido com “guajolote” (peru), como refeição principal nas festas de casamentos, aniversários e natal.

Foto: México desconocido


POZOLE: consiste em uma sopa ou guisado feito de milho da variedade cacahuacintle nixtamalizado (que é um processo de cozimento e maceração do milho maduro) com carne de porco ou galinha. É servido juntamento com vegetais e outros ingredientes.

Foto: Symple recipes


CHILE EN NOGADA: se prepara com um chile poblano (de Puebla - 2h de CDMX) recheado e coberto por um molho. As cores simbolizam a bandeira do México.

Foto: Mexican Food journal



Até hoje, pratos típicos como os citados acima, não encontrei no Brasil. Pois as que mais circulam são as TEX-MEX, que são muy saborosos também. E que bom poder conhecer restaurantes, no Brasil, que preservam uma identidade tão linda quanto a mexicana.


Ahhh...


se for visitar o México e não deseja provar pimenta, mesmo que eles digam que é pouca, é bem diferente do nosso "pouco" (é pouco que é muito... jeje). Então, já saia dizendo "que no pique, porfa!

*Mas não deixe de provar! coloque um pouquinho no seu prato!"

:-)



© 2020 by Taís Fagundes